3 remédios caseiros para dormir melhor

3 remédios caseiros para dormir melhor




Embora seu efeito não seja tão imediato quanto os remédios de farmácia, sua ação é mais natural para o corpo e não causa qualquer tipo de dependência. Além disso, quando usados regularmente, os remédios caseiros ajudam a regular os ciclos de sono, permitindo que o efeito se vá tornando cada vez mais rápido.

Com o uso dos remédios caseiros também é aconselhado tomar outras medidas que facilitem o sono, como evitar ter luzes azuis no cômodo e evitar atividades estimulantes nos 30 minutos anteriores à hora de dormir.





Os remédios caseiros para insônia são uma excelente forma natural de estimular o sono, sem o risco de desenvolver os efeitos colaterais comuns dos medicamentos, como dependência ou piora da insônia a longo prazo.

1 – Chá da Raiz de Valeriana

O chá de raiz de valeriana tem apresentado em vários estudos potente ação contra a insônia leve a moderada, já que possui propriedades ansiolíticas e sedativas que ajudam a pegar mais facilmente no sono.

Ao contrário dos remédios sedativos de farmácia, a valeriana não causa qualquer tipo de dependência e, por isso, pode ser usada de forma segura. No entanto, seu efeito pode demorar até 4 semanas para ser notado, já que as substâncias da planta vão modelando lentamente o ciclo de sono.

Ingredientes

    • 1 colher (de sopa) de raiz de valeriana seca;
    • 300 ml de água.





Modo de preparo

Colocar a água e a raiz de valeriana para ferver ao fogo médio por 10 a 15 minutos e depois, retirar do fogo e coar. Deixar amornar e beber 1 xícara cerca de 30 minutos antes de dormir.

Além do chá, a valeriana também pode ser consumida na forma de suplemento, devendo ser ingerida na dose de 300 a 900 mg do extrato de 0,8%. Esta dosagem pode precisar ser adaptada por um fitoterapeuta ou médico, de acordo com a gravidade da insônia e outras características da pessoa.

A valeriana deve ser utilizada com precaução em grávidas e pacientes com algum tipo de problema no fígado.

2 – Chá de Lúpulo

O lúpulo é a mesma planta que é utilizada na produção de cerveja, mas que em forma de chá tem demonstrado efeito positivo contra a insônia. Sua ação tem sido relacionada com a sua capacidade para impedir a degradação do GABA, uma substância que ajuda no relaxamento do sistema nervoso, além de parecer melhorar a ação dos receptores de melatonina, potencializando o efeito do principal hormônio responsável pelo sono.




Ingredientes

      • 1 colher (de chá) de lúpulo;
      • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o lúpulo à água fervente e deixar repousar por aproximadamente 10 minutos. Depois coar e tomar a seguir, 30 a 60 minutos antes da hora de dormir.

Este chá não deve ser utilizado na gravidez sem supervisão de um médico ou fitoterapeuta.

3 – Erva-cidreira

As folhas de erva-cidreira têm sido utilizadas durante vários séculos para tratar casos de insônia e, em estudos recentes, sua ação tem sido justificada pela capacidade de impedir a destruição do GABA, um tipo de neurotransmissor que ajuda a acalmar o sistema nervoso e a facilitar o sono.

Ingredientes

      • 2 colheres (chá) de folhas de erva-cidreira;
      • 500 ml de água fervente.





Modo de preparo

Colocar a erva-cidreira num bule e cobrir com água fervente. Tampar, deixar amornar, coar a beber a seguir, de preferência 30 a 60 minutos antes de ir dormir.

A erva-cidreira pode ainda ser consumida na forma de cápsulas, com dosagens entre 300 a 500 mg por dia, ou gotas. Nestes casos, a dose deve ser sempre adequada por um médico ou fitoterapeuta. A erva-cidreira não deve ser utilizada durante a gravidez ou amamentação sem orientação do médico.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Fonte: https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-insonia/


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.